Confecção de camisetas.

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Aviso: Antes de conhecer este negócio, vale ressaltar que tópicos seguir não fazem parte um Plano de Negócio sim do perfil do ambiente no qual o empreendedor irá vislumbrar uma oportunidade de negócio como a descrita a seguir. O objetivo de todos os tópicos a seguir é desmistificar e dar uma visão geral de como um negócio se posiciona no mercado. Quais as variáveis que mais afetam este tipo de negócio? Como se comportam essas variáveis de mercado? Como levantar as informações necessárias para se tomar a iniciativa de empreender.

O setor têxtil brasileiro é considerado um segmento forte da economia brasileira, que gera empregos formais e possui alto faturamento. Esse setor pode ser divido em dois grandes segmentos: um voltado para a moda, isto é, vestuário e outro voltado principalmente para produtos do lar, conhecido como cama, mesa e banho. Assim, uma confecção de camisetas se encontra no segmento de vestuário.O segmento da moda e vestuário no Brasil está em plena fase de expansão e se caracteriza por ser altamente demandante e extremamente diversificado, propiciando um ambiente apropriado para o surgimento e desenvolvimento de micro e pequenas empresasDentre as diversas etapas que compõem a cadeia produtiva do setor de vestuário, a confecção de camisetas se configura como a etapa onde são realizadas operações de desenvolvimento de design, cortes e costura de camisetas. Em alguns casos, as etapas de corte ou de costura podem vir a ser terceirizadas com facções, empresas especializadas na prestação destes serviços.As perspectivas para o setor têxtil e de confecção são positivas no Brasil, com projeções da ordem de 6% na indústria de transformação, 4% no setor têxtil, 3,7% no de confecção e de geração de mais de 40 mil novos postos de trabalho em 2011. Somente no ano de 2010, a indústria têxtil do Brasil faturou mais de R$ 50 bilhões. A distribuição da produção brasileira aproxima-se do padrão chinês, que é de 65% para o vestuário, 23% para a linha lar e 12% para têxteis industriais. (ABIT, 2010; CONSENZA e ROSA, 2006)A produção de camisetas se destaca por ser um item de vestuário de larga aquisição e de grande sucesso entre os mais variados tipos de consumidores. Todos os anos no Brasil são consumidos milhões de peças, e estas condições econômicas favoráveis fazem com que o consumo desse artigo aumente cada vez mais, tornando o mercado desse segmento altamente atrativo. O principal consumidor de camisetas são os homens de todas as idades, porém, não se limitado a eles. Para este público, o importante é a diversificação de estampas, tamanhos e tipos de tecidos que o empresário poderá utilizar como elementos de diferenciação. O Brasil possui um apelo associado às camisetas devido, principalmente, pelo seu clima tropical.Visto que é um setor em crescimento e que necessita de baixo investimento inicial, isso a depender do tamanho da produção esperada, a confecção de camisetas se apresenta como um bom negócio no Brasil.No entanto, o empreendedor que pretende entrar no negócio, precisa elaborar, previamente, um plano de negócio bem estruturado voltado especificamente para o segmento de confecção de camisetas, de forma a reunir informações fundamentais para viabilizar o sucesso do novo negócio e a conquista de sua fatia no mercado selecionado.

Este documento não substitui o plano de negócio. Para elaboração deste plano consulte o SEBRAE mais próximo.

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