O mercado de sinalização visual

O mercado das Empresas de Sinalização, Banner, Impressão e Plotagem está relacionado diretamente ao mercado de indústrias gráficas,justificado pelo fato de oferecerem principalmente serviços e produtos gráficos.

Segundo o Estudo Setorial “Números da Indústria Gráfica Brasileira – 2013” realizado pela Associação Brasileira da Indústria Gráfica – Abigraf:
– Tamanho do mercado – 20.000 empresas de indústria gráfica no Brasil;
– Produção industrial em 2013 – R$ 44 bilhões;
– Participação nos segmentos na indústria gráfica: Embalagens – 40.2%; Publicações (livros, revistas, manuais e guias) – 29.2%; Impressos promocionais – 8.8%; Impressão de segurança/Fiscais/Formulários – 8.4%; Etiquetas – 3.7%; Cadernos – 3.2%; Pré-impressão – 3.1%; Cartões – 2.6% e Envelopes – 0.9%.

Embora seja um mercado concorrido, caracterizado pela disputa entre grandes e médias empresas com micro e pequenos produtores, segundo Alfried Plöger, presidente nacional da Associação Brasileira da Indústria Gráfica – Abigraf, o aumento da renda da população ampliará a demanda por produtos gráficos “Verifica-se, ainda, tendência de maior crescimento do valor adicionado dos impressos em relação aos volumes produzidos, devido à procura por itens mais sofisticados”.

Ameaças e oportunidades
As oportunidades de negócios são definidas pelas possibilidades de bons resultados que o empreendedor vislumbra ao implantar um novo empreendimento.

O conhecimento real das possibilidades de sucesso somente será possível através de pesquisa de mercado.

Uma pesquisa não precisa ser sofisticada, dispendiosa – em termos financeiros – ou complexa. Ela pode ser elaborada de forma simplificada e aplicada pelo próprio empresário, para estudar a concorrência já instalada, os preços praticados e características gerais do público que pretende atingir. O risco de abrir as portas sem conhecimento do ambiente local é muito grande.

Uma das oportunidades identificadas é atender o mercado de feiras e eventos. Segundo dados do SEBRAE/SC, “as feiras e eventos proliferam pelo país afora e a tendência é de que o mercado continue a crescer”. Outra oportunidade é a agregação de serviços de design nos materiais institucionais e de portfólio produzidos para profissionais liberais e pequenas empresas.

As ameaças são representadas por todas as possibilidades de insucesso que o futuro empresário pode identificar para o novo negócio. A realização da pesquisa sugerida fornece subsídios para a previsão de dificuldades que poderão aparecer pelo caminho. A pesquisa realizada com empreendedores deste setor identificou como ameaças mais significativas a concorrência praticada pelas gráficas informais, a escassez de mão de obra qualificada e o aumento dos preços dos insumos.

 Leia toda matéria na integra>> Sebrae